sábado, abril 08, 2017

How to Make My Own Inkan

Os carimbos são material muito importante no Japão... À semelhança de qualquer miúdo japonês, eu sou fascinado pelos carimbos... Usam-se carimbos para tudo e mais alguma coisa... Para os visitantes ficarem com uma recordação dos locais que visitam... Para se assinarem as facturas e os recibos nas transações económicas... Para se escrever o nome num postal de aguarela alegórico da estação do ano... Até hoje tenho já uma boa coleção de carimbos... O primeiro foi um chinês em pedra gravada na figura de um Buda... Mas tenho carimbos de madeira gravados nas máquinas dos aeroportos com o meu nome em japonês... Arranjei carimbos modernos com o meu nome escrito por uma professora de japonês em katakana... Recebi dde oferta verdadeiros Hanko (carimbos utilitários) em caixinhas maravilhosas com o meu nome escrito em diferentes kanji... Tenho carimbos em pedra gravados por artistas de caligrafia Shodo... E hoje... Hoje espero ter 2 carimbos em pedra feitos por mim... Num encontro fortuito em plena Lisboa fui ensinado a preparar os materiais, a usar ferramentas  emprestadas e a preparar a minha mente para fazer o Inkan (carimbo poderoso)... Ando a pensar mudar de nome... Mas hoje vou continuar a chamar-me João...

Sem comentários: